A editora InVerso e o Instagram

Segundo dados divulgados pelo IBGE em 2017, o número de pessoas com acesso à Internet no Brasil é de 139,1 milhões (equivalente a 67% da população). Além disso, o relatório de mídia realizado também em 2017 pela agência We Are Social e a plataforma Hootsuite, apontou que o Brasil é o terceiro país no ranking mundial em que os usuários passam mais tempo na Internet, acumulando a média diária de 9 horas navegando na web. Deste total, pelo menos 3 são dedicadas ao Instagram, uma rede social online de compartilhamento de fotos e vídeos.

 

Diante desses dados, depois de determinar estratégias de alcance para fomentar a leitura no país, bem como propagar a marca da editora, em janeiro de 2018 a InVerso dedicou a equipe de Mídias à operação no Instagram por meio da conta @editorainverso. Nesse sentido, foram criadas duas principais frentes de trabalho: a primeira, de identificar instabookers em potencial (mais sobre eles adiante) e a segunda, ainda acontecendo, de aumentar o engajamento.

 

Referente ao engajamento, diversas ações ocorreram durante o primeiro semestre, como o sorteio de livros em datas comemorativas, a interatividade direta pela campanha do Dia das Mães - que envolveu leitores e instabookers, os reposts semanais, os anúncios de descontos em períodos específicos… entre muitos outros.

Qual a relação entre o Instagram e a InVerso?

Desde 2017, durante o mês de fevereiro, a InVerso lança a campanha em busca de IGs (perfis) que evidenciem a paixão pela leitura. Depois da seleção prévia de usuários de todo o país, dentre muitos critérios de avaliação, são escolhidas pessoas que se destacaram, principalmente, pela forma de interação com os seguidores, pelo conteúdo das postagens, ou, então, por aquilo que representam.

 

É importante ressaltar que, para a seleção, diferente de empresas de tantos outros segmentos (inclusive outras editoras), o critério de “quantidade de seguidores” foi descartada — tanto que a maior parte dos IGs selecionados é iniciante na operação desta rede social, visto que o objetivo do programa é o incentivo à leitura e não apenas a divulgação dos livros.

 

Feito o processo seletivo — que consiste no preenchimento de um formulário online e na avaliação do perfil inscrito, os usuários selecionados firmam parceria com a Editora InVerso e comprometem-se a ler nossos livros e dar o feedback deles em seus respectivos perfis. Para evidenciar a parceria, foi criado o selo “Parceiro InVerso INSTABOOKER”, e todos o publicaram em seus respectivos feeds.

Mas o que é um instabooker?

Dentre tantos termos classificados atualmente no mundo moderno, o significado real para instabooker não existe — ele foi criado por nós! Nós o definimos “como usuário da rede social Instagram que fala sobre livros”, mas até o momento, isso não é uma profissão. Eles fazem posts e stories por prazer e amor ao hábito da leitura, por achar conforto, carinho e, principalmente, sentir diversas emoções com os livros. Além disso, possuem o desejo de compartilhar esses sentimentos com seus seguidores sem dar spoilers, por meio de um engajamento único e particular — os instigando, por meio da curiosidade, a comprar o livro.

 

Sabemos que ler é uma prática difícil e requer hábito, e fazer alguém se apaixonar pela leitura é ainda algo mais raro.

 

Sempre que puder, visite os IGs para ver o que eles andam fazendo e como é o engajamento pessoal de cada um com seus leitores!

Novas parcerias a partir de 2020!

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