Em agosto estreia o InVerso Temático, programa que irá debater questões que envolvem cultura e literatura, tendo sempre participações especiais que unem a editora, autores e leitores!

 

Confira quais serão os temas e os participantes no programa de estreia! 

19/08, quarta-feira, às 20h - Facebook

     Cristina Jones                 Adri Baldini             Gustavo Martins             Delma Lucchin             Kelly Machado          Amanda Gerardel 

Editora InVerso

Publisher 

Editora InVerso

Jornalista mediadora

Autor

Minicontos Perversos I e II 

Autora

Microscópio microcontos e microletrados

Leitora 

@kellymachadobog

Leitora

@livrando_a_capa 

Tema: Contos, microcontos e microletrados

Muitas pessoas começaram sua jornada pela leitura a partir de um conto, mesmo sem perceber. Isso porque uma das características desse gênero é a sintetização de informações, isto é, o objetivo do conto é criar uma narrativa que possua enredo e personagens de uma forma concisa, em uma pequena extensão, contrário à novela ou ao romance, por exemplo, que são gêneros que além de um clímax buscam desenvolver desdobramentos e conflitos secundários, envolvendo diversos personagens.

 

No entanto, engana-se quem pensa que escrever um conto é mais simples pela sua extensão. Guimarães Rosa, célebre escritor brasileiro, entre outros grandes nomes, destacou-se pela construção dos seus singulares e imensos textos de Sagarana, mostrando incontáveis mundos dentro de um só conto e todo um universo a partir de um livro.

 

Há também os microcontos, que como o próprio nome sugere, buscam apresentar uma ideia em um espaço ainda menor de escrita. Os temas, que na maioria das vezes são comuns ao cotidiano, são expressos de infinitas maneiras. Minicontos Perversos I e II, de Gustavo Martins, é um exemplo do gênero. O autor, que busca narrar as várias faces do que é perverso - em suas múltiplas significações, irá aprofundar o conceito no InVerso Temático da próxima semana. Vale lembrar, porém, que microcontos são diferentes de crônicas, gênero este que se baseia estritamente em fatos cotidianos a partir de um recorte histórico, e, por conta disso, é geralmente datado, oposto aos contos e seus derivados, que trabalham entre temas atuais e anacrônicos.

 

Microletrados, por fim, são textos que expõem seus significados a partir de pequenas palavras ou letras. Um exemplo disso a obra Microscópio, de Delma Maria Lucchin, em que se percebe como a partir de uma só palavra ou frase é possível alcançar diferentes significados e subjetividades. Ela, ao lado de Gava, irá contar mais sobre sua experiência enquanto escritora de contos e como funciona a construção desse gênero!

E para engrandecer ainda mais este programa, teremos como convidadas especialíssimas as leitoras Kelly Machado, do IG @kellymachadoblog, e ainda Amanda Gerardel, do IG @livrandoacapa, para contribuir com suas respectivas impressões sobre as obras.  

Você não pode perder. Participe! 

POLÍTICAS

  • Branco Facebook Ícone
  • Branca Ícone Instagram
  • Branca ícone do YouTube
  • Untitled-1 b

editorainverso@editorainverso.com.br | (41) 99798-7623 | (41) 3254-1616 | (41) 3538-8001

InVerso Comunicação e Marketing LTDA | CNPJ 06.987.053/0001-24 | R. Dr. Goulin, 1523 - Alto da Glória, Curitiba - PR, 80040-280​

Copyright © 2020 | Editora InVerso