Para quem ainda não o conhece, o InVerso Temático é um programa que debate questões que envolvem a literatura, tendo sempre participações especiais que unem a editora, autores e leitores!

28/OUT, QUARTA-FEIRA, ÀS 20h 

FACEBOOK E YOUTUBE 

Confira quem serão os participantes! 

Cristina Jones

Editora InVerso

Publisher 

Adriane Baldini

Editora InVerso

Jornalista mediadora

Silviane Scliar

Autora 

"Cadê o fubá?" e 

"Quem arrumou essa mala?" 

Celina Bezerra

Autora

"Bruna, uma amiga Down mais que especial" e "Sabrina, a

menina albina"

Leticia Araújo

Autora

"Felizes para sempre de um jeito diferente"

Marcela Rios

Leitora

@brincandoe

contando

Nathalia Arima

Leitora

@lululeitora

Tema:

LITERATURA INFANTIL 

Em homenagem ao mês das crianças, a edição desse InVerso Temático será sobre a presença da temática socioemocional nos livros infantis. A partir das obras “Bruna, uma amiga mais que especial”, “Sabrina, a menina albina”, “Felizes para sempre de um jeito diferente”, “Quem arrumou essa mala?” e “Cadê o fubá?”, as respectivas escritoras Celina Bezerra, Letícia Araújo e Silviane Scliar, que são também autoras da casa, irão aprofundar o tema em um papo amistoso e sensível, na próxima quarta-feira, no YouTube, às 20h.

Sendo assim, Antonio Candido, célebre escritor e teórico brasileiro, defendia que as manifestações artísticas, dentre elas, a literatura, ajudam na organização dos nossos sentimentos e do caos presente no interior do homem, atuando também no inconsciente e no subconsciente. Da mesma forma, os livros possuem a capacidade de nos levar mentalmente para outra realidade, nos alimentando de imaginação e fantasia.

Assim, talvez no período de isolamento, conseguimos enxergar com clareza como a arte e a cultura são peças essenciais nos nossos dias, seja por meio dos livros, da música ou de outras formas, são expressões que nos preenchem. Por isso, o incentivo à leitura é a melhor maneira de fomentar um mundo melhor e tentar deixa-lo mais leve.

Tendo isso em vista, como um desdobramento da Literatura, os livros infantis têm o propósito de alcançar os pequenos leitores — aqueles que ainda se identificam com as letras em caixa alta e as ilustrações coloridíssimas apresentadas na lúdica literatura infantil. Desse modo, ainda que intuito seja o de atingir os pequenos, engana-se quem pensa que os livros infantis não possuem importância e complexidade narrativa tanto quanto os demais gêneros.

No Brasil, além dos ilustres autores que farão parte do InVerso Temático, se destacam nomes como Ana Maria Machado, Ruth Rocha e Rafael Calça, autores que possuem livros com temáticas demasiadas importantes e profundas, como a compreensão e reconhecimento das emoções, como o luto, o abandono, o preconceito... entre diversos outros temas sociemocionais de igual importância. Diante disso, se percebe que a relevância da produção e reconhecimento desse gênero está justamente na consciência de que literatura também é comunicação e de que assuntos que parecem ter sentido apenas quando torna-se adultos são igualmente importante de se discutir com as crianças, uma vez que o objetivo dessa literatura é promover um espaço em que o leitor consiga — através da liberdade da imaginação — encontrar uma chave para a resolução de conflitos emocionais, que vão ficar mais claros com a maturidade mas já despontam na infância.

Por fim, como se pode compreender, dado o que já mencionado anteriormente, os livros intrinsecamente transpõem valores e heranças culturais, assim como suscitam a representatividade e a reflexão histórica de quem os lê.  Exemplos desse fenômeno são as narrativas que protagonizam personagens negras e despertam nas crianças a noção de pertencimento, construindo uma imagem na qual o negro e a negra podem se orgulhar de si mesmos e, mais que isso, construir uma identidade consciente por meio do pensamento crítico. Por isso incentivar a produção e o fomento da leitura infantil e infantojuvenil, na mesma medida em que, a presença de temas socioemocionais nestas obras, faz-se muitíssimo pertinente em nosso tempo!

Para fomentar ainda mais este maravilhoso bate-papo, foram convidadas as leitoras Nathalia Arima (@llululeitora) e Marcela Rios (@brincandoecontando). Você não pode perder!

 

 

 

Texto de Ana Flávia Lorena, graduanda em Licenciatura em Letras/UTFPR 

 

POLÍTICAS

  • Branco Facebook Ícone
  • Branca Ícone Instagram
  • Branca ícone do YouTube
  • Untitled-1 b

editorainverso@editorainverso.com.br | (41) 99798-7623 | (41) 3254-1616 | (41) 3538-8001

InVerso Comunicação e Marketing LTDA | CNPJ 06.987.053/0001-24 | R. Dr. Goulin, 1523 - Alto da Glória, Curitiba - PR, 80040-280​

Copyright © 2020 | Editora InVerso