top of page
Buscar

Contos e Crônicas no Cápsulas Literárias


Hoje vamos abordar dois gêneros narrativos bastante comuns na atualidade; ainda que sejam parecidos, CRÔNICA e CONTO não são a mesma coisa! 


A CRÔNICA se baseia em fatos cotidianos, a partir de um recorte histórico e devido a isso, geralmente é datada. Além disso, o texto é realmente curto e o tempo em que a história se desenrola é de, no máximo, minutos ou horas. 


Outra característica é a de que as crônicas podem apresentar traços de ironia ou sarcasmo, podendo ser utilizadas como críticas sociais.


O CONTO, por sua vez, pode ou não ser um texto curto. Há contos de três páginas e contos longuíssimos, como os que são encontrados no livro Sagarana, de Guimarães Rosa. Ah, os temas escolhidos também não precisam ser comuns ao cotidiano, inclusive, há vários contos fantásticos, como os de Edgar Allan Poe. 


É interessante lembrar também que a construção desse gênero é, na maioria das vezes, anacrônica e os personagens podem ser um pouco mais desenvolvidos (o que não acontece na crônica). Aqui na InVerso temos como exemplo de crônica o livro "21 Reflexos" e como exemplo de contos, o livro "MiniContos Perversos"! E você, criaria um conto uma crônica? :)

38 visualizações0 comentário
banner_ABRIL-03.png
bottom of page