top of page
Buscar

Dia do Frevo ganha livro infantojuvenil contando a história do ritmo

Publicada pela Editora InVerso, As viagens de Zequinha com um galo muito arretado é uma lúdica aventura nas raízes culturais pernambucanas





Um dos ritmos mais populares no Brasil, o frevo é uma famosa manifestação cultural de Pernambuco. Perpassando gerações, a música e a dança continuam encantando multidões em diversas ocasiões – em especial, durante o Carnaval. Mas qual é origem dessa dança? O que caracteriza esse ritmo? E quem são os principais representantes desse estilo?


De uma forma lúdica e divertida, a pesquisadora Márcia Feitosa responde a essas questões com o livro As viagens de Zequinha com um galo muito arretado (Editora InVerso, 2022). Segundo livro da série As viagens de Zequinha, resultado de anos de pesquisa do projeto Musicandarte, o livro é lançado hoje, 14 de setembro, em celebração ao Dia Nacional do Frevo, uma referência à data de nascimento do criador da palavra “frevo”, o jornalista Oswaldo Oliveira (nascido em 14/09/1882).


Paulista, Márcia iniciou seus estudos musicais ainda quando criança, com o violão e canto coral. Aos 12 anos, mudou-se com a família para Recife (PE) e, entre idas e vindas para a capital pernambucana, estudou canto erudito no Teatro de Ópera de Pernambuco e, posteriormente, começou a trabalhar como professora de técnica vocal.


Se o amor pelas nossas raízes musicais é o ponto central do seu trabalho, morar em uma cidade tão rica culturalmente influenciou na evolução da pesquisa, que há 18 anos faz o resgate de mais de um século da cronologia musical brasileira. “Conhecer nossa história musical é conhecer parte de quem somos, porque a música sempre foi testemunha e protagonista da nossa evolução enquanto povo”, conta Márcia.


E é com essa fé na cultura brasileira que Márcia decidiu materializar seus anos de estudos em histórias infantojuvenis. O primeiro livro da série, As viagens de Zequinha no Terreno dos Chorões, foi o pontapé inicial para mostrar aos mais jovens a importância de conhecer e preservar esse legado. “Nossa missão de deixar para as futuras gerações um meio físico por meio do qual as crianças possam se apropriar dessa rica herança cultural”, explica a autora.


Assim surgiu Zequinha, um personagem carismático que, de forma leve e descontraída, traz de volta nossa ancestralidade e estimula nossos jovens a não perder a conexão com a cultura brasileira. A cada livro da série, Zequinha faz o leitor não apenas viajar no tempo, mas mergulhar na história musical brasileira e se identificar de alguma forma com ela.


Para além de uma aventura infantojuvenil, a série de livros também foi pensada para servir como ferramenta pedagógica, podendo ser explorada de forma interdisciplinar na construção da identidade cultural dos jovens estudantes.


Sobre a autora:

Márcia Feitosa é natural de São Paulo (SP) e iniciou seus estudos musicais ainda quando criança, com o violão e canto coral. Em Recife (PE), estudou canto erudito no Teatro da Ópera de Pernambuco e canto popular no Seminário Batista de Pernambuco.

Em 2004, iniciou o projeto Musicandarte, com o músico e produtor Tony Borba, que pesquisa e resgata mais de 150 anos de MPB e tem como missão levar a herança músico-cultural brasileira para as novas gerações.

Além de cantar, adora escrever, ler e recitar e, em 2020, lançou seu primeiro livro, As viagens de Zequinha no Terreno dos Chorões (Editora InVerso).






Serviço:

Obra: As viagens de Zequinha com um galo arretado, Márcia Maria Silva Feitosa; ilustrado por Vanessa Martinelli.

R$ 48,00

110 páginas

ISBN: 978-85-5540-281-4

O livro pode ser adquirido em nossa loja virtual: www.editorainverso.com.br

14 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

コメント


bottom of page