top of page
Buscar

Dia Nacional de Conscientização sobre a Esclerose Múltipla



Hoje, 30 de agosto, é o Dia Nacional de Conscientização sobre a Esclerose Múltipla. Conheça um pouco mais!

O que é a Esclerose Múltipla?


A Esclerose Múltipla é uma doença neurológica, crônica e autoimune. Afeta 2,5 milhões de pessoas no mundo e por volta de 35 mil brasileiros. A Esclerose não é contagiosa, acomete pacientes jovens e a causa ainda é desconhecida para a medicina.

O sistema imunológico ataca a bainha de mielina, que protege os nervos, e cria lesões que dificultam ou impedem a comunicação entre o cérebro e a medula espinhal com as outras partes do corpo. Isso resulta em uma infinidade e variedade de sintomas. É uma doença inflamatória e as lesões causadas podem ser irreversíveis ao longo do tempo.

Sintomas


A doença pode se manifestar por meio de fadiga intensa, depressão, fraqueza muscular, alterações no equilíbrio e na coordenação motora, dores crônicas, formigamentos e disfunções intestinais, na bexiga e visão turva ou dupla.


Esses sintomas dependem da região afetada e podem desaparecer depois de um tempo, ficando meses ou anos sem se manifestarem novamente. Com o tempo eles se tornam mais frequentes e muitas vezes cumulativos. Podem flutuar em intensidade por causa de fatores externos como infecções, clima ou temperatura ambiental, desidratação ou alterações metabólicas.

Diagnóstico


Por ser uma doença que afeta cada pessoa de uma maneira única, é indispensável a consulta com um neurologista que avaliará os sintomas e o histórico do paciente. Ele fará testes físicos e pedirá exames complementares como ressonância magnética, punção lombar e potencial evocado. Tanto para descartar outras doenças como para o diagnóstico final. O tratamento visa controlar os sintomas, intervir nos surtos e impedir a evolução da doença.

O que é um surto de Esclerose Múltipla? 


Os surtos são caracterizados por um agravamento ou o surgimento de um dano neurológico novo com uma duração maior de 24 horas. São crises inflamatórias que pedem uma intervenção médica imediata para minimizar os danos.

Mitos


O portador da doença Esclerose Múltipla é muitas vezes desacreditado por seus sintomas serem “invisíveis” aos olhos de um leigo. A fadiga, por exemplo, é um sintoma extremamente debilitante e muitas vezes confundida com preguiça, o que torna a vida do portador ainda mais difícil.


A Esclerose NÃO é uma doença mental e não existem formas de prevenção. O tratamento tem a função de impedir ou retardar sua progressão. A cura ainda não foi encontrada, e os remédios apenas tornam os sintomas mais suportáveis. Fatores externos podem piorar muito os sintomas e as sequelas já existentes.

Para acabar com os estigmas e os pré-julgamentos a conscientização e a empatia são essenciais!

Como é o dia a dia do portador? 


Os sintomas variam de paciente para paciente e as necessidades diárias são específicas e individuais. De uma maneira geral, o diagnóstico precoce e a medicação preventiva garantem qualidade de vida e autonomia, assim como fisioterapia, exercícios físicos, alimentação saudável, psicoterapia e o apoio familiar.

Por que laranja?

A cor simbólica de conscientização sobre a Esclerose Múltipla é o laranja. Essa é uma cor ousada e positiva! Além de ter impacto visual forte, é também uma cor de fácil assimilação para pessoas com deficiência visual. Representa também conceitos como juventude, vitalidade, imaginação e energia. Uma cor espontânea e quente que elucida o estado de espírito de quem tem a doença e, ainda assim, vive uma vida feliz!

Consciência e empatia


Receber um diagnóstico como esse pode ser uma experiência muito marcante na vida de uma pessoa. Nesse momento, é importante contar com o apoio da família e se ajustar à nova realidade. Quanto mais soubermos sobre a Esclerose Múltipla, mais podemos combater a desinformação, o preconceito e um diagnóstico tardio!

Para saber mais, conheça a história linda e inspiradora de nossa autora Patrícia Fernandes em seus livros “Por Dentro de Mim” e “Sobre Mim”. Dois relatos emocionantes sobre a vida de uma portadora de Esclerose Múltipla com seus desafios e vitórias em forma de diário!


27 visualizações0 comentário
banner_ABRIL-01.png
bottom of page