top of page
Buscar

Doação Inútil: executivo compartilha reflexões sobre experiência com projetos sociais


Emílio Morschel, autor do livro Doação Inútil

Publicado pela Editora InVerso, Doação Inútil, de Emílio Morschel, questiona a efetividade da ajuda praticada de forma superficial.


Emilio Morschel, sócio da RH Nossa, empresa curitibana referência em Gestão de Pessoas e Serviços em RH, lança livro autobiográfico abordando sua trajetória como empreendedor e seus conhecimentos com trabalhos sociais. Publicado pela Editora InVerso, Doação Inútil – reflexões sobre o sentido da ajuda promove uma análise para pessoas e empresas que abraçam causas sociais, mas cujo trabalho e ajuda acaba perdendo sentido e eficácia.


Com lançamento marcado para dia 28 de novembro na Casa InVerso, a obra reúne conhecimentos, dicas e a experiência empresarial de Emílio, que ao longo da sua carreira, também se dedicou aos projetos sociais, como o Projeto Incanto e o Projeto Centro de Integração Digital (CID). “A pandemia foi um momento para muitas reflexões e inquietações. Eu já venho fazendo um trabalho com ONGs há alguns anos e meu objetivo é sempre levar a elas uma estrutura de empreendedorismo, criando metodologias, planejamento financeiro, trabalhando aspectos de gestão para que possam proporcionar autonomia, dignidade para a comunidade atendida. Eu acredito que o papel de uma ONG não é ficar dependendo de doações esporádicas de roupas, alimentos e de dinheiro. Isso ajuda temporariamente, mas não resolve o problema”, explica.


Com ampla experiência no ramo empresarial, Emílio decidiu reunir sua expertise com sua vivência em projetos sociais.“A vida como empresário e consultor me mostrou que, quando se tem objetivos claros, planejamento, uma boa equipe e bons relacionamentos, tudo pode ser alcançado. Ao longo desta jornada, encontrei muita gente boa querendo ajudar. Mas também percebi que a maior parte delas não sabe como ajudar. Por outro lado, os projetos sociais também não conseguem avançar porque não sabem pedir. Trabalhando com as ONGS, percebemos que às vezes sabemos do que precisamos, mas muitas vezes não conseguimos demonstrar isso de forma clara”, conta Emílio.


Com relatos pessoais, dicas e conselhos, Doação Inútil – reflexões sobre o sentido da ajuda é uma leitura envolvente e importante, que nos traz questionamento pertinentes sobre o tipo de ajuda que oferecemos, se estabelecemos laços de dependência ou se contribuímos, efetivamente, para a autonomia. Às vezes, é apenas despertar, um pequeno estímulo com o qual a pessoa encontra a forma, o caminho e segue em frente, andando com suas próprias pernas.



Capa do livro Doação Inútil, de Emílio Morschel


Sobre o autor:

Nascido em Itararé, São Paulo, Emílio Morschel é o primogênito em uma família de quatro filhos. Sua educação inicial e a formação técnica em Contabilidade foram concluídas na sua cidade natal, onde também cumpriu o serviço militar no Tiro de Guerra. Aos 19 anos, aventurou-se em Curitiba com o intuito de expandir seus horizontes acadêmicos e profissionais. Iniciou sua trajetória empresarial em 1993, com a criação da RH Nossa, onde solidificou sua carreira no mundo corporativo.


Guiado pelo mantra "Aprende muito quem tenta ensinar", uma citação da escritora Cora Coralina, continua sua jornada de aprendizado e ensino, afirmando que a busca do conhecimento contínuo, de si e do mundo, é o que norteia sua vida pessoal e profissional.


SERVIÇO

Lançamento do livro Doação Inútil – reflexões sobre o sentido da ajuda, de Emílio Morschel

Quando: 28 de novembro, terça-feira, às 18h

Onde: Editora InVerso | Rua Doutor Goulin, 1523 – Alto da Glória, Curitiba

Preço: R$68

ISBN: 978-85-5540-364-4

Formato: 15 x 21 cm | 300 páginas


17 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Σχόλια


bottom of page