top of page
Buscar

E-Imigrações é finalista no 34º Troféu HQMIX


De acordo com dados levantados pela ACNUR (Agência da ONU para Refugiados), o deslocamento global atingiu novo recorde. Ao final de 2021, o número de pessoas deslocadas por guerras, violência, perseguições e abusos de direitos humanos chegou a 89,3 milhões (um crescimento de 8% em relação ao ano anterior e bem mais que o dobro verificado há 10 anos), segundo o relatório “Tendências Globais”, uma publicação estatística anual do ACNUR.





Inspirado em relatos reais de um imigrante haitiano, os pesquisadores Alckmar Santos, Rafael Duarte e Vinícius Rutes lançaram o projeto E-Imigrações, uma obra que apresenta a dimensão trágica dos deslocamentos migratórios contemporâneos, a partir de tragédias coletivas como o terremoto no Haiti, a guerra civil na Síria e a derrocada econômica da Venezuela.


Nele, são abordados casos ficcionais de imigrantes que vêm desses países para o Brasil, mostrando em que condições são obrigados a abandonar seus lares, como fazem o difícil percurso até aqui, culminando com a acolhida problemática que recebem em nosso país.


A criação, que une interatividade, imagem e som, é um produto coletivo, fruto de um longo trabalho de pesquisa em linguagens, tecnologia e migrações. “O intuito foi mostrar os problemas que as pessoas desses países sofrem, e que as levam a abandonar seus lares. Com a interatividade, podemos mostrar todo o percurso de viagem até o Brasil e, posteriormente, o acolhimento, que muitas vezes é carinhoso, mas que, também, pode ser violento, com preconceito e xenofobia”, explica Alckmar.


Com a missão de trabalhar a literatura em todos os seus gêneros e estilos, o projeto foi recebido de braços abertos pela Editora InVerso. “Para nós, é muito importante acolher essa obra. Além de o Alckmar já ser um autor da casa, a sua proposta vai ao encontro com os nossos valores, pois acreditamos na vanguarda, na coexistência de vários formatos de literatura e sempre defendemos que um formato de literatura não extingue o outro. Este livro é uma inovação nesses termos e mantém qualidade gráfica e editorial”, conta Cristina Jones, publisher da InVerso.


O resultado dessa experiência imersiva é a indicação ao prêmio HQMIX, uma das mais tradicionais premiações dos quadrinhos brasileiros. Considerado o “Oscar dos quadrinhos”, o objetivo do troféu é divulgar, valorizar e premiar a produção de artes gráficas no Brasil.


E-Imigrações é uma das finalistas na categoria “Produção Para Outras Linguagens”. O anúncio dos vencedores será em novembro.


25 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo

1 Comment


Que super! Parabéns!

Like
bottom of page