top of page
Buscar

Evento Mulheres na Literatura acontecerá no dia 8 de março, na Casa Inverso!


Diversas obras sobre a temática feminina serão lançadas no início de março, em um evento imperdível!


Mulheres na Literatura


A partir do início da década de 1970, depois de começarem a questionar com mais intensidade a construção social e cultural em que estavam inseridas, as mulheres fizeram da literatura um porta voz para que conseguissem alguma representatividade. Foi necessário que encarassem a história agarrada a elas e a transformassem! Por meio dessa contestação, o pensamento literário excludente também tornou-se objeto de crítica, e, conforme a luta das mulheres foi ficando maior e mais forte, as vontades e desejos acumulados no interior feminino foram, aos poucos, aflorando; e embora ainda existam resquícios de um pensamento conservador, as conquistas feitas por elas estão cada dia mais presentes na sociedade, inclusive, na literatura.


Mulheres na InVerso


Pensando sobre essas questões e em outras que surgem junto a essa discussão, a InVerso se orgulha por ter um equipe essencialmente feminina e protagonizar ao lado de mulheres fortes, a criação e a inclusão de histórias incríveis! Além disso, sendo um dos principais valores da Editora o fomento à leitura, incentivar a escrita daqueles que acreditam na capacidade transformadora de literatura é imprescindível. Sendo assim, os títulos abaixo tratam da temática feminina e serão lançados em março! Confira.


A menina e as portas (2ª edição), de Delma Maria Lucchin;

Leitor experiente


A menina e as portas é um convite delicado a refletir sobre sonhos, expectativas, escolhas e consequências, respeitando sempre a intuição que a guia.


Zilda Arns, a tipsi que amava as crianças, de Lindamir Salete Casagrande;

Infantojuvenil


Conheça a vida e obra de uma mulher inspiradora, que escolheu o caminho da solidariedade e o trilhou com empatia e sabedoria, aliadas à ciência!


O segredo da princesa Bela Mafalda, de Marília Diaz;

Leitor experiente


Não adianta morar em casa de papel ou em um castelo, todo mundo vai passar pelo período dos hormônios e humores. A Princesa Bela Mafalda está passando pela adolescência e inventa algumas formas de enfrentar esse período!


Ervilhas Tortas, de Lindamir Salete Casagrande.

Contos e crônicas


São episódios divertidos, que convidam o leitor a revisitar seu passado e relembrar momentos significativos e simples de suas vidas.


A última tempestade, de Luciane Monteiro.

Romance


Laura, uma jovem que busca renascer em sua própria vida, enfrenta tempestades figurativas e literais colocadas em seu destino, qual caminho seguir?


Em prol


Na busca por igualdade, há muitas instituições que visam prestar apoio a essa causa, como o CEZA, (Associação Centro de Ação Comunitária e Filantrópica Zilda Aranha), que tem como finalidade contribuir para minimizar o impacto de carências sociais na visão de formar cidadãos responsáveis, conscientes, produtivos, participativos e solidários. O CEZA fica na Bahia e você pode conhecer um pouco mais aqui: https://www.ceza.org.br/ ou por meio do livro Mulheres de Abrantes, editado pela InVerso.


Em Curitiba, cidade onde a Editora está sediada, o Instituto Todas Marias atua enquanto instituição filantrópica ativa que escuta, acolhe e encaminha vítimas de violência doméstica, em sua grande maioria mulheres, crianças e LGBTI's. Você pode conhecer um pouco mais aqui: http://todasmarias.org.br/


História


Por considerar essa luta necessária e apoiá-la, nesse 8 de março a Editora InVerso gostaria de lembra-los o motivo de refletir sobre esse dia.


O mundo que conhecemos foi e é construído também pelas mulheres, que enfrentam até hoje um sistema desigual, na busca pela conquista efetiva de espaços de equidade e direitos. Assim, diferentemente de outras datas de celebração, o 8 de março não é um dia comemorativo e tampouco foi criado por uma razão propriamente comercial.


Oficializado pela ONU (Organização das Nações Unidas) em 1975, o Dia Internacional da Mulher tem raízes históricas, antecedentes, inclusive, a tragédia na fábrica americana, que deixou 146 mortos, sendo 125 mulheres e 21 homens, trazendo à tona as más condições enfrentadas e tornando-se um marco.


Você também faz parte dessa causa!


Serviço:

Evento: Mulheres na Literatura

Lançamentos de 5 títulos: 8 de março (sábado), na Casa InVerso, às 15h.

Rua Doutor Goulin, 1523 – Alto da Glória – Curitiba/PR

80 visualizações0 comentário
banner_ABRIL-01.png
bottom of page