top of page
Buscar

Livro infantil aborda genética para explicar albinismo às crianças



Unindo informação e ludicidade, Descomplica Nina em: A Fantástica Fábrica da Genética ensina sobre empatia, inclusão e ciências


Em um país com tanta diversidade de cores e etnias, um grupo que sofre com a invisibilidade aos olhos da sociedade é a população albina. Apesar do déficit de informações sobre o número de albinos no Brasil, estima-se que, atualmente, sejam aproximadamente 21 mil pessoas com essa condição, de acordo com informações da Secretária de Atenção Primária à Saúde do Ministério da Saúde.


A falta de informações sobre o albinismo – condição genética que faz com que as pessoas nasçam sem melanina, a proteína que dá a coloração de olhos, cabelos e pele – torna-se um grande problema físico e também social, pois, além de enfrentar as questões de saúde em decorrência da ausência de melanina (como problemas visuais, mais sensibilidade para efeitos do sol, lesões e neoplasias na pele), os albinos também precisam lidar com o preconceito e a falta de entendimento sobre si mesmos.


E foi essa mesma apreensão e preocupação que incentivou a autora Sarah Barbaresco a criar uma história infantil para explicar como ocorre o albinismo. Com ilustrações do artista Fábio Vinícius, Descomplica Nina em: a fantástica fábrica genética (Editora InVerso, 2022) é o resultado de um longo trabalho de pesquisa, troca de informações e experiências.


Mãe de uma menina albina, Sarah, assim como a maioria das pessoas, não sabia nada sobre a condição da filha. “Depois do baque inicial, uma verdadeira fase de luto, comecei minha jornada de ressignificação da maternidade e de busca por maneiras de estimular o desenvolvimento visual da minha filha. Por meio das redes sociais, comecei a compartilhar minha rotina e as informações que eu ia descobrindo sobre o albinismo. No início, era apenas uma forma de aceitação da minha maternidade atípica e hoje se tornou uma poderosa ferramenta de transformação e informação”, conta.


A iniciativa no meio digital a levou a conhecer a cientista e parceira Lilian Kimura, doutora em biologia genética, idealizadora do Projeto Amor à Pele e autora da cartilha “Nasci sem melanina, como assim?” (Editora InVerso, 2021). “Tive o privilégio de participar na coautoria de capítulos da Cartilha educativa sobre o albinismo e foi a partir uma live com a Lilian, na qual ela trouxe a metáfora da fábrica do bombom-melanina, que surgiu a ideia de publicarmos um livro. Juntamos os saberes de uma cientista com as vivências de uma mãe de uma criança albina pra criar este livro infantil”, esclarece a autora.


Barbaresco explica que, mesmo sendo um livro destinado ao público infantil e tendo um foco na genética, servirá também para os adultos entenderem, de forma lúdica, o que acontece no momento de ‘fabricação’ de um bebê para que ele nasça albino. Com uma personagem carismática, curiosa e sensível, além de ajudar a quebrar preconceitos e fortalecer a aceitação, Nina também vai contribuir para que muitas crianças albinas se sintam representadas ao lerem a história e sejam estimuladas a desenvolver o conhecimento de si e de sua condição.


Unindo informação e a experiência materna da autora, Descomplica Nina vem para cumprir um papel de dar luz e voz ao albinismo. A narrativa promete descomplicar, como o próprio título sugere, conceitos abstratos e tornar a genética mais acessível a todos, fazendo com que quem é albino se sinta representado e, quem não é, seja mais gentil com quem tem albinismo.


“Quando outras crianças e famílias que não convivem com o albinismo visitam a ‘Fábrica Fantástica da Genética’, passam a entender a condição sob outro aspecto e refinam seu olhar empático. Além disso, o livro será um excelente instrumento para pais e educadores ensinarem sobre empatia, inclusão e ciências”, finaliza Sarah.


O lançamento do livro será no dia 27 de outubro, na Brigaderia Café Gourmet, na Avenida Tancredo Neves, 2477, Setor 3, Ariquemes, Rondônia, às 19h. O livro já está em pré-lançamento no site da Editora InVerso: www.editorainverso.com.br


Sobre a autora:

Sarah Barbaresco nasceu em Ariquemes, Rondônia. Atua diretamente com educação desde 2008 e, atualmente, é Diretora Pedagógica em escola particular de ensino básico. Além disso, administra a rede social @nina.albina, o canal pelo qual divulga informações sobre o albinismo, compartilha atividades que realiza com sua filha, bem como a rotina de uma criança albina.


Sempre buscando formas de potencializar o progresso integral de sua filha, hoje se especializa em Neurociências e Desenvolvimento Infantil, reconhecendo que a primeira infância é o período primordial para a validação dos estímulos, especialmente para crianças com albinismo


Serviço:

Obra: “Descomplica Nina em: A Fantástica Fábrica da Genética”, de Sarah Barbaresco e Lilian Kimura; ilustrado por Fábio Vinícius.

R$ 48,00 – valor promocional de R$40,80 para pré-lançamento

48 páginas; formato 21 x 21 cm

ISBN: 978-85-5540-289-0

O livro pode ser adquirido em nosso site.

29 visualizações0 comentário
bottom of page