top of page
Buscar

Raíssa: como os romances de formação nos cativam?



Romances de formação, de aprendizagem, coming of age, young adult ou bildungsroman (termo da literatura alemã para designar história de crescimento) despontam hoje como um dos gêneros literários mais populares no Brasil e no mundo. Eles têm como foco em suas narrativas o crescimento psicológico e pessoal de seus personagens principais enquanto realizam sua passagem para a vida adulta.


É muito fácil se identificar com esse momento, já que todos vivemos ou viveremos ele. O young adult é um gênero muito versátil que abrange histórias sobre o final da infância/início da pré-adolescência e vão até a década dos 20 anos, idade que não é definitiva, já que muitos passam pelo processo de construção identitária anos mais tarde em suas vidas.


As histórias desse gênero dão preferência para diálogos, reflexões e monólogos internos. São representações do passado - mas não necessariamente -, e tem como recorte principal a adolescência.


O maior dilema dos romances de formação é o confronto com novas experiências que nos fazem sair da zona de conforto rumo ao desconhecido enquanto encaramos a falta de certezas e segurança que a maturidade traz.


A partir deste ponto, trilhamos nosso caminho segundo nossos próprios parâmetros, rompemos com tradições de comportamento daqueles que nos cercam como familiares e amigos e buscamos nossas verdades individuais.


Alguns exemplos clássicos do gênero são “Anos de aprendizado de Wilheim Meister” de Goethe, “O apanhador no campo de centeio” de J.D. Salinger e “Uma aprendizagem ou O livro dos prazeres” de Clarice Lispector.


Em Raíssa, o foco da autodescoberta cai sobre a relação da personagem principal com três homens pelos quais está apaixonada ao mesmo tempo, com sua família e os caminhos que está trilhando para o seu futuro. Tudo isso sem cair em estereótipos.


Nos contos ao longo do livro é possível ver as experiências singulares que resultam no amadurecimento de uma mulher e, ainda que de maneira fragmentada e em tempos diferentes, criando um recorte do que é a sensação de mudança nessa fase.


Se você procura algo moderno, atual e picante sem deixar de ser profundo e delicado, Raíssa é pra você!


Ficou curioso? Acesse:

31 visualizações0 comentário
banner_ABRIL-03.png
bottom of page