top of page
Buscar

Depressão na adolescência é tema de romance de psicóloga

Lançado pela Editora InVerso, Através da Dor, traz à superfície temas delicados e atuais


Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), estima-se que no mundo, mais de 70 mil pessoas morrem por suicídio anualmente, sendo a quarta maior causa de mortes de jovens de 15 a 29 anos de idade. No Brasil, entre 2010 e 2019 houve um aumento de 43% no número anual de mortes por suicídio e, no contexto da pandemia, um crescimento significativo nas taxas, especialmente em regiões mais socioeconomicamente vulneráveis.

O fenômeno é complexo e multicasual, de impacto individual e coletivo, afetando indivíduos de diferentes origens, gêneros, culturas, classes sociais e idades. No entanto, a maior parte das pessoas que tenta ou comete suicídio é acometida por algum transtorno mental, sendo o mais comum a depressão.


Diante de um cenário preocupante, principalmente com os impactos da pandemia do novo coronavírus, a autora e psicóloga Luiza Graziela Santos decidiu escrever um poderoso romance abordando questões que afetam a sociedade, como o abuso de drogas, alcoolismo, relacionamentos tóxicos e depressão.






Lançado pela Editora InVerso, Através da Dor (2022) traz à superfície problemas que ainda são vistos como tabu pela sociedade. “Este livro é como um mix de tudo aquilo que vejo dentro da clínica. Como especialista em intervenção em crises e prevenção de suicídio, estou em contato frequente com os temas e, durante a pandemia, as queixas foram muito mais frequentes”, explica Luiza.


Entretanto, é preocupante que essas dores encontradas nos atendimentos em seu consultório sejam mais frequentes entre os pacientes mais jovens. “A adolescência é uma fase cheia de conflitos e lutos; o adolescente vivencia a morte de diversas formas, mas a sua dor é o tempo todo invalidada. O fato deles serem incompreendidos na maior parte do tempo, os torna suscetíveis ao adoecimento mental”, contextualiza a autora.


Para mudar essa triste estatística, é importante que os jovens adoecidos saibam que não estão sozinhos, que a ajuda existe e é possível superar os traumas. Assim, nas palavra de Luiza Graziela, “Através da Dor é um livro que tem como intenção trazer à tona a importância do cuidado com a saúde mental, mostrando como não olhar para nossas feridas internas pode ser perigoso, colocando em risco nossas vidas e das pessoas que vivem à nossa volta”.


Psicóloga Luiza Graziela Santos


Uma história de superação e crescimento, que traz de forma realista as dores, os conflitos e as possibilidades existentes para uma pessoa em sofrimento, o livro possui classificação indicativa para maiores de 18 anos e conta com notas explicativas da autora, alertando para a sensibilidade dos temas abordados, além de um posfácio com orientações de locais de ajuda e identificação de situação de risco.


Sobre a autora:

Luiza Graziela é nascida em Matupá-MT, e mora hoje em Nova Esperança-PR. É psicóloga infantojuvenil, especialista em intervenção em crises e prevenção de suicídio. Atua na clínica com atendimento infantil e adolescente. É apaixonada por fantasia e seres místicos, sendo uma leitora voraz do gênero.

Você consegue encontrá-la nas redes sociais como Psicóloga Luiza Graziela, em que leva informação e conscientização do desenvolvimento infantojuvenil.



Serviço:

Obra: “Através da Dor”, Luiza Graziela Santos

R$ 68,00

212 páginas

ISBN: 978-85-5540-253-1

O livro pode ser adquirido na loja virtual da editora: www.editorainverso.com.br

22 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page