De acordo com a pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, realizada em 2015, 59% das mulheres do país são leitoras. Não apenas isso: houve, também, um aumento de mulheres publicando livros. Só aqui na Editora InVerso, 70% dos livros publicados em 2022 foram escritos por mulheres.
Embora ainda precisemos continuar lutando pelo nosso espaço, a mudança no mercado editorial já se faz visível, como o crescimento de mulheres indicadas nas principais categorias das premiações literárias mais importantes do país, como o Premio Jabuti.
No entanto, hoje não falaremos das dificuldades, mas, sim, das mudanças. A Editora InVerso, como muitos de vocês sabem, é administrada por mulheres. A nossa equipe é majoritariamente feminina e estamos presentes em diversas áreas: no comercial, no administrativo, na criação, no marketing e na editoração. Muitas vezes, precisamos atuar em mais de uma área ao mesmo tempo. Às vezes, tudo flui da melhor forma possível, mas, outras vezes, tudo vira caos. E, ao final do dia, rimos.
Rimos porque não estamos sozinhas. Descobrimos que juntas podemos e somos mais fortes, e é essa união e empatia que nos faz crescer não apenas como empresa, mas como profissionais e, acima de tudo, como pessoas.
Mais que talento, é preciso coragem para expor em palavras sentimentos íntimos, aqueles guardados bem lá no fundo. Amor, paixão, sexo, raiva, dúvidas, família, relacionamento, separação - é preciso determinação para abrir o coração. É um exercício diário de carinho e compreensão.
Nessa data tão importante, deixamos aqui o nosso estímulo a todas as mulheres que queiram ingressar no mundo da escrita: VAI! Coloque no papel aquela frase que não sai da sua cabeça. Tire alguns minutos para escrever aquele poema que você sempre quis. Comece a escrever aquele romance que você adiou por tantos anos. Não espere ninguém decidir por você.
Somos donas das nossas vidas e nós guiamos o nosso destino. E, acima de tudo: estamos todas juntas!
A Equipe InVerso deseja a todas as nossas autoras, ilustradoras, clientes, amigas e colaboradoras um Dia das Mulheres de muita reflexão, resiliência e força.
Comments