PROJETOS SOB DEMANDA
Desde que surgiram, os livros têm sido instrumento fundamental no desenvolvimento humano. É por meio de suas páginas que se pode conhecer diferentes histórias, realidades, pessoas e culturas, sem precisar sair do lugar.
Dos diferentes estilos de livros que possam existir e que há mais de uma década são produzidos pela Editora InVerso, está um nicho específico e que requer bastante atenção no momento de sua produção: o institucional, mais conhecido também um projeto sob demanda. O livro institucional é considerado atualmente como um dos produtos de comunicação mais eficientes para rememorar, divulgar e consolidar a trajetória de uma empresa ou da história de um produto, de uma família, de uma trabalhosa pesquisa científica ou estudantil.
Visando vantagens além do alcance comercial, um projeto institucional confere prestígio e reconhecimento, e, ainda, é visto como um sinal de profissionalismo, seriedade e comprometimento por parte de seu proponente. Além disso, pode servir como uma referência para outras pessoas e instituições, inspirando-as e servindo de exemplo de boas práticas.
Para garantir que o livro cumpra seus propósitos de forma eficaz, a Editora InVerso propõe cinco estilos de projetos sob demanda que podem enquadrar com aquilo que você deseja. Confira:
1. Projetos empresariais e de terceiro setor
Um projeto empresarial é especial por celebrar uma efeméride, ou seja, evidenciar uma data importante como 5, 25, 50 ou 100 anos de existência; a data será escolhida de acordo com a importância considerada pelo proponente. O livro deverá ter como objetivo evidenciar a responsabilidade que a empresa teve no curso da história para com a sociedade em que está inserida e, ainda, uma breve descrição de como a atual diretoria deseja para o futuro da mesma.
Os projetos empresariais e do terceiro setor tem como objetivo fortalecer a identidade da instituição, destacando a sua missão, os valores, as realizações e a cultura organizacional. Pode mostrar aos funcionários, colaboradores, clientes, parceiros e ao público em geral qual é o propósito e a essência da organização, ajudando a construir uma imagem positiva e a consolidar a sua reputação.
Ainda, o livro institucional também desempenha um papel importante na divulgação externa da instituição e no relacionamento com seus clientes, fornecedores, parceiros, investidores e a comunidade em geral. É uma excelente ferramenta de marketing e comunicação para transmitir a mensagem institucional de maneira atraente, destacar os diferenciais competitivos, comunicar as realizações e estabelecer uma imagem positiva perante o público externo.
2. Projetos comerciais
Baseado no core business da empresa, o projeto comercial tem por objetivo evidenciar ações, produtos ou serviços específicos de uma empresa, do quanto isso fez (e ainda faz) a diferença para uma parcela da sociedade. A grande vantagem em investir neste tipo de projeto é do quanto ele pode ranquear a empresa no mercado. Destaca-se por evidenciar diferentes tipos de esforços, seja de seus gestores ou colaboradores, de setores específicos ou, ainda, podem ser destacados outros viéses setoriais da empresa, como execução ou patrocínio de feiras ou de negócios, festas, exposições, estudos e palestras, projetos de entretenimento, culturais e sociais.
3. Projetos governamentais
Focado para leis de mecenato, em âmbito municipal, governamental e federal. Aborda as leis artísticas com a Adir Blanc, Paulo Gustavo e Rouanet, bem como outras, que envolvam o patrocínio da produção de livros.
Produzir um livro referente a um projeto governamental é importante por uma série de fatores, sendo ele uma forma de promover a transparência e a prestação de contas, bem como documentar os objetivos, as estratégias, os recursos utilizados e os resultados obtidos pelos projetos, permitindo que os cidadãos e as partes interessadas tenham acesso a informações detalhadas sobre as ações do governo.
Isso ajuda a garantir a transparência na gestão pública e a responsabilização dos governantes perante a sociedade. Ainda, o registro em livros dos projetos governamentais facilita a avaliação e o aprendizado a partir das experiências passadas. Ao analisar os projetos e seus resultados documentados, é possível identificar boas práticas, avaliar o impacto das políticas públicas, compreender os desafios enfrentados e extrair lições valiosas.
4. Projetos emocionais
Voltado para eternizar as histórias de legados, memórias de família, patriarcas e matriarcas, ou, ainda, eternizar a própria trajetória. A maioria das pessoas que desejam produzir um livro emocional está em busca de algo além do estilo biográfico. Este gênero pode ser composto por uma narrativa romantizada, mas também (e mais comum), se baseando em narrativas concretas, valendo-se de uma linha do tempo, fotografias de conquistas, relatos sobre superações e depoimentos de todos que fizeram parte daquela história. Os motivos pelo qual vale a pena optar por um projeto emocionais são:
1 - O livro será uma maneira e eternizar memórias importantes, deixando registrado o legado;
2 - Apesar de toda tecnologia existente, com a disposição de registros através das redes sociais e, ainda, uma grande quantidade de fotografias registradas no celular, é apenas nos livros que há liberdade para se descrever grandes momentos, com detalhes específicos e algumas poucas fotografias;
3 - Compreensão e interpretação da história. O registro de memórias permite que outras pessoas possam analisar os eventos históricos de forma mais precisa. Os interessados examinam as fontes disponíveis, contextualizam-nas e aplicam métodos críticos para construir narrativas baseadas em evidências. Dessa forma, o registro emocional ajuda a ter uma visão mais completa e precisa do passado;
4 - O projeto emocional permite uma exploração do caráter humano e das motivações individuais. Isso enriquece nossa compreensão da natureza humana e nos ajuda a desenvolver empatia e compreensão em relação aos outros;
5 - A produção do livro neste estilo serve como fonte de inspiração e aprendizado, proporcionando uma compreensão mais profunda de contextos históricos e sociais.
5. Projetos educacionais
Voltado para publicações de estudos científicos, universitários e outros que envolvam o texto didático, aliado a pesquisas, métodos, infográficos e demais informações.
Os livros educacionais registram detalhes dos métodos e práticas de um assunto estudado pelo autor, do qual houve o comprometimento do mesmo e de toda a instituição educacional da qual fez (e ainda faz) parte. Mudar de texto acadêmico para o comercial permite que qualquer público, além do acadêmico, possa se beneficiar do conhecimento acumulado, contribuindo para o fortalecimento de uma base teórica de sua respectiva área.
Os livros que registram projetos educacionais servem como fonte de inspiração e aprendizado contínuo para seus pares. Eles oferecem ideias, estratégias e soluções concretas para desafios específicos. Ao ler sobre projetos bem-sucedidos, os profissionais da área podem se inspirar, adaptar e implementar abordagens inovadoras em suas próprias práticas.